Início » Blog » Luz nas Trevas

Luz nas Trevas

Nas trevas deste mundo pode surgir uma luz
Depende de Você. Em vez de ficar a se queixar de pessoas que semeiam trevas, porque não procura fazer brilhar a sua própria luz a clarear o caminho por onde andar? Ninguém consegue apagar escuridão com reclamação. Melhor espalhar um pouco da luz da fé, com esperança e amor. Faz tempo que venho repetindo: Mais vale acender uma vela que criticar as trevas. Com tua luz um novo dia pode chegar. Foi esta missão que Jesus confiou ao cristão. A tua luz precisa brilhar.
Jesus deu início à realização da profecia de Isaías: Para o povo que andava na escuridão vem surgir uma luz. (Is 9,1) Ele é a luz do mundo. Quem O segue não anda nas trevas, mas tem a luz de vida. Mesmo assim, ainda vivemos num mundo de trevas. Mais da metade dos habitantes da terra vivem sem a luz da fé, ainda estão sem a luz de Cristo.
Pior: Milhões de cristãos de diversas igrejas estão começando mais um século de crise de fé, com desvios de doutrinas e comportamentos. Muitos voltam às trevas das superstições. Outros se deixam enganar pelo falso brilho do iluminismo. Outros preferem as ilusões de materialismos e racionalismos. Outros se contentam com a penumbra do relativismo que foge da questão da verdade. Com Pilatos alguns perguntam: O que é a Verdade? Onde está a Verdade? Quem é que pode saber?
Na situação atual da Igreja e do mundo podem surgir dúvidas sobre a realização das profecias de Isaias em Jesus. Com quase dois mil anos de presença de cristãos com os ensinamentos do Cristo, os homens já deveriam conviver num mundo de paz e amor. Acontece que o mundo de hoje não pode ver o Cristo. Só pode ver os cristãos que tem a missão de iluminar a terra com sua luz. Filipe disse a Jesus: Senhor, mostrai-nos o Pai. Jesus respondeu: Quem me vê, vê o Pai. Quem vê você, cristão, pode ver o Cristo? Você faz a luz de Cristo brilhar no mundo de hoje? Na realidade, existe cristão que não tem luz nem para clarear o próprio caminho.
Que brilho tem a vida de um viciado em bebidas e outras drogas? De um corrupto? De um adúltero que maltrata esposa e filhos? De outros egoístas que só fazem o mundo ficar pior. Que futuro tem um jovem que começa bebendo antes dos 20? Quanto mais ficar acostumdo, mais dificuldade terá de parar. Muito melhor é não começar.
O mesmo Jesus que se apresentou como luz do mundo, disse aos seus discípulos: Vós sois a luz do mundo. São duas afirmações que não se contradizem, mas se completam. Jesus nos convida a fazer pedidos ao Pai. Por outro lado, precisamos também fazer o que Deus nos pede. Deus não quer pedintes preguiçosos, pedintes que só sabem pedir. Não faz sentido você pedir a Deus um mundo melhor, se você não fizer a sua parte para melhorar o seu pedaço. Sua luz precisa brilhar para clarear o caminho por onde andar. Você pode, com a graça de Deus. O futuro da terra depende de tosos nós. Podemos contar com você? Jequié, 2015 + Cristiano, aposentado mas não apagado.
Sua vez de agir, quando será?
Todo dia chegam novidades de problemas no país e no mundo. Não podemos deixar-nos contaminar pelo pessimismo de pessoas que acham que estamos perdidos num mundo perdido.
Tenho a alegria de participar aqui no CTL, no Centro de Treinamento da nossa Diocese, de mais um encontro de jovens que vieram celebrar e aprofundar a sua fé. Nem tudo está perdido. Nosso mundo ainda tem jeito. Tudo pode ser mudado, pode melhorar.
Quando Jesus morreu na cruz, deixou apenas uma dúzia de apóstolos e outro pequeno grupo de discípulos desanimados que só recuperaram sua fé ao ver Jesus ressuscitado. Primeiro ainda ficaram assustados e cheios de medo. Pensavam que era um fantasma.
Aqueles poucos seguidores de Jesus receberam dele a sua missão de ir ao mundo inteiro anunciar a Palavra de Deus a todos que quisessem ouvir. Agora chegou a nossa vez. Quando será que você verá chegar a sua vez? Quando virá? Está esperando a voz de um trovão chegando do céu?
00ºº Não posso perder tempo combatendo fantasmas. Meu tempo é precioso demais para gastar com coisas pequenas. Deve ser usado para ações construtivas. Precisamos também de momentos de meditação e oração, para preparar a melhor ação. Combinar agir com orar, andar com respirar.
Jequié, 01 05 2015 + Cristiano, aposentado, mas não sentado de cansado.
✝ Dom Cristiano Krapf
publicado em: 12/06/2015