Início » Blog » Ecumenismno

Ecumenismno

ECUMENISMO. A serviço da Unidade dos Cristãos.
Estamos vivendo num mundo dividido. Não só por fronteiras geográficas. Não só na Política. Também na Religião. Até na Igreja. As divisões entre cristãos chegaram ao ponto que parece irreversível. Aumentaram tanto que quase não ficou esperança de ver surgir alguma mudança que possa promover a união de todos os cristãos em uma só Igreja. Temos um Ecumenismo professado por muitos e vivido por poucos.
Os descendentes da Reforma Protestante ficam divididos cada vez mais em novas igrejinhas inventadas pelos homens. A Igreja Católica, se quiser promover a unidade dos cristãos, precisa primeiro cuidar da unidade na Igreja, entre todos os católicos. Unidade na fé e nas estruturas, nas comunidades e organizações.
Ecumenismo na Teologia não pode ser uma biblioteca de teorias e posições sobre coisas de Bíblia e Cristianismo, ou de Religiões (um Macroecumenismo). Nem um amontoado de teorias e livros de todas as tendências. Nem a média aritmética das opiniões e teorias e posições. O que podemos é tentar achar o máximo denominador comum entre todas as doutrinas das igrejas e denominações.
Precisamos de um Ecumenismo maior para reconstruir a unidade das igrejas. Para promover a união das igrejas, precisamos primeiro cuidar da unidade na Igreja.
Muitas seitas vivem dos defeitos da Igreja. Pode ser que tenham sua missão especial em não deixar o povo católico sentado tranquilo no seu monopólio da fé cristã. Para todos poder conhecer e guardar verdades e preceitos menos lembradas em Roma.
Os que se separaram de nós, continuam sendo nossos irmãos. Só deixariam de ser nossos irmãos, se deixassem de dizer: PAI NOSSO. (Santo Agostinho) ENTUSIASMO = BEGEISTERUNG (en theou) Eine Predigt muss begeistert sein, so wie jeder Christ. Um Pregador precisa de Entusiasmo, assim com todo Cristão. 0RAÇÃO CARISMÁTICA: Orar ligado ao Espírito Santo, atento à sua inspiração.
ELEIÇÕES: Não é Missão da Igreja tentar impedir a venda de votos. Isso é tarefa dos Partidos, da Justiça, do Governo, da Polícia. Mas a Igreja pode e deve ajudar a combater a compra de votos. Não com Repressão, mas com Educação e Formação.
Problemas de ECONOMIA e POLÍTICA, INFLAÇÃO e RECESSÃO, JUROS e DÍVIDAS: Uma opinião pessoal: A Política do Governo e dos Políticos estava concentrada demais no combate à inflação. Em vez de colocar em primeiro lugar as preocupações com a inflação, o Brasil e o Mundo deveriam priorizar o Desenvolvimento para todos.
Com Responsabilidade pela Ecologia de um Futuro com Viabilidade e Sustentabilidade.
Jequié, 30 de Maio de 2015 + Cristiano, Bispo aposentado, mas não apagado.
MISSÃO: Deus me criou para prestar a Ele (e ao povo diria eu) um determinado serviço. Confiou-me uma obra que não confiou a outro. Tenho a minha missão. (J.H. Newman) Jequié, 29 de Maio de 20115 +Cristiano, Bispo aposentado, mas não apagado.
✝ Dom Cristiano Krapf
publicado em: 07/06/2015