Início » Blog » JUROS e juros brasileiros

JUROS e juros brasileiros


JUROS Os juros foram inventados para tirar dinheiro de quem não tem para dar a quem tem
Sobre JUROS já fiz comentários no século passado. Vai aqui um texto ainda atual. Nem o Governo do PT não quis ou não conseguiu reduzir os juros brasileiros para um nível menos capitalista, com o mesmo sofisma dos neoliberalistas anteriores: o pretexto de não existir outro caminho para controlar a inflação.
Já no século passado fiz algumas reflexões sobre problemas de juros tão altos. Volto ao assunto para reforçar os meus argumentos:

As grandes metas de desenvolvimento para todos só podem ser alcançadas com redução dos juros. Pelo tamanho dos juros brasileiros podemos ver quem é que manda no país: Ainda é o dinheiro. Juros tão altos perpetuam a desigualdade social e fazem crescer a concentração de renda no bolso dos donos do dinheiro.
Faz muito tempo que venho tentando alertar sobre os estragos dos juros absurdos que dominam nosso capitalismo enferrujado.
Quanto ao velho chavão da esquerda sobre o neoliberalismo ainda dominante no país,tenho uma pergunta: Onde está o neoliberalismo no Brasil, se nosso Governo regula tudo?
Até quando esse Governo do PT vai continuar a manter os maiores juros do mundo? Será que algum doutor em ciências econômicas não sabe que manter os juros nas alturas é dar prioridade ao dinheiro e favorecer os donos do capital financeiro?

JUROS BRASILEIROS, OS MAIORES DO MUNDO
Não sou Economista, mas observador atento da nossa política econômica no início deste século. Temos os juros mais altos do mundo, mantidos assim no pretexto de dominar o bicho papão da inflação. Não consigo entender como nossos governos conseguem convencer todo mundo da necessidade de manter os juros nas alturas para combater a inflação. Esses juros só servem para trocar a agitação da inflação pelo paradeiro da estagnação que é pior que qualquer inflação. São caminho seguro para provocar inflação maior no futuro.
Tenho a impressão que tanta preocupação em segurar os juros nas alturas com o pretexto de tentar controlar a inflação pode ter outra razão: São argumentos inventados pelos interessados em manter seus lucros pelos juros. Seus ganhos aumentam com seu tamanho. Juros altos são o caminho mais fácil de transferir dinheiro dos pobres aos ricos.
Jequié, 01 08 2015 + Cristiano, aposentado, mas não parado.

Comente! Opine! Participe!

Seu comentário irá para moderação e logo após será liberado do site.

Comentários para este artigo

    Table 'solmaste_domcris_db.comentarios' doesn't exist