Início » Blog » FAZER FUROS

FAZER FUROS

Novo Cavador para furar Buracos na Terra
No ano de 2008 encaminhei na Brasnorte de Salvador, um pedido para registro de uma Patente de Invenção n° PI 0804053-2, de 01/10/2008, para um instrumento para fazer furos na terra, que chamei de "BICO INJETOR PARA FAZER BURACOS", ou "BICO TATU",o meu BT
Não queria apenas fazer buracos no chão. Fiz um projeto dom dois tubos de diâmetros diferentes colocados um dentro do outro para fazer a água descer dentro do tubo menor até a ponta inferior dos tubos, e subir depois pela na folga entre os dois tubos, trazendo consigo mais água e outros materiais encontrados lá embaixo.
No entanto, aquele meu invento não fez sucesso. Fiquei com a impressão que ninguém entendeu o alcance daquilo. Agora venho apresentar meu novo cavador, que consegue trazer com facilidade maior as amostras de material de lá de baixo para cima. Vendo que o espaço apertado entre os tubos podia dificultar a subida de água com outros materiais, imaginei uma nova montagem, fazendo a água descer no espaço entre os tubos e subir dentro do tubo menor.
Na realidade, a dificuldade de uma distância pequena entre a parede externa do tubo menor e a parede interna do tubo maior pode ser superada por uma diferença maior entre os diâmetros dos tubos. Em vez de usar um tubo de ½ e outro de ¾, posso usar um tubo de ¼ e outro de ½, ou um tubo de meia polegada e outro de uma polegada inteira. Com estas proporções dos diâmetros, posso fazer a água descer no cano menor e subir entre os dois, ou fazer a água descer entre os dois e subir dentro do menor. Em muitas situações, a solução melhor será fazer água descer pelo tubo menor e subir depois pelo espaço entre os dois tubos, até onde precisar subir.
Assim, com dois tubos de material adequado montados um dentro do outro, e com injeção de água perto da ponta superior do tubo maior, consigo fazer a água descer entre os dois tubos até a ponta inferior do tubo maior, para voltar depois subindo dentro do tubo menor, com mais água ou com outros materiais tirados de lá de baixo.
O aprofundamento do buraco na terra se realiza pela pressão da ponta inferior do tubo maior, junto com a pressão de água que ajuda molhando o terreno. Fazer pressão para aprofundar o buraco na terra Para facilitar a entrada da água que precisa voltar subindo com mais água e outros materiais encontrados lá embaixo, a ponta inferior do tubo menor precisa ficar num nível um pouco acima do nível da ponta inferior do tubo maior. Os tubos podem ser de ½ e ¾. Coisa muito simples. É só saber fazer.
Jequié, 13 de Outubro de 2015 + Cristiano Krapf, aposentado, mas não parado.
Out 13 2015 BT Bico injetor de água com dois tubos de diâmetros diferentes colocados um dentro de outro para fazer irrigação ou para extrair águas e terras.

Comente! Opine! Participe!

Seu comentário irá para moderação e logo após será liberado do site.

Comentários para este artigo

    Table 'solmaste_domcris_db.comentarios' doesn't exist